Principal | Perfil | Realizações | Mobilize o Vereador | Notícias | Empreendedor | Publicações | Dúvidas | Fotos | Contato
Principal / Novidades / Clipagem
Gre-Nal na web
15/06/2007

Inter e Grêmio oferecem programação televisiva em seus sites na Internet 

VANESSA NUNES 

Mesmo morando no Canadá, o gremista Verney Santini, 30 anos, dá um jeitinho de se sentir no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Ele simplesmente acessa o site do clube quando o time joga em casa. Nessas ocasiões, é transmitido ao vivo pela Internet um programa pré-jornada, com imagens da torcida chegando ao estádio e comentários de ex-jogadores e outras pessoas ligadas ao futebol. É uma forma de levar o clima da partida para torcedores que estão distantes, como Santini:

- Isso demonstra o interesse e a atenção que o Grêmio tem para com o seu torcedor, até mesmo quem está longe, como eu - comemora.

Chamado de Conversa Tricolor, o programa foi ao ar pela primeira vez em 24 de abril, marcando a estréia da Grêmio TV. Mas, neste Gre-Nal na web, quem saiu na frente foi o rival.

Em dezembro, o Internacional passou a oferecer em seu site vídeos exclusivos do time no Mundial Interclubes. Foi o início da TV Inter, que hoje transmite basicamente programas gravados - o mesmo material que já foi ao ar no noticiário semanal do clube na TV Ulbra. Agora, é o Inter que corre atrás e, a exemplo do Tricolor, pretende oferecer programação ao vivo:

- Cada vez mais há clubes colocando programas de TV em seus sites. Projetamos ter pré-jornadas ao vivo, no máximo, em dois meses - comenta Aleco Mendes, editor de mídia eletrônica do Inter.

O rival Grêmio, com a inauguração de um novo estúdio dentro do Olímpico neste sábado, terá no seu site um atrativo a mais: programas diários, às 15h, exclusivos para a web a partir do dia 1º de julho.

- É como um telejornal na Internet com meia hora de duração - conta Haroldo Santos, coordenador do projeto.

E quem perder a transmissão ao vivo pode ainda ver os programas antigos em uma espécie de videoteca no site. O usuário precisa ter conexão de banda larga com velocidade de, pelo menos, 300 quilobits por segundo (Kbps).

São Paulo, Palmeiras e Botafogo também vislumbram a criação de uma TV pela web. Estão em tratativas com a mesma fornecedora da dupla Gre-Nal: a Hotmedia, empresa gaúcha especializada em áudio e vídeo digital para Internet e telefonia móvel. O problema é que, apesar de muitas vezes ter infra-estrutura para exibir os seus jogos ao vivo pela web, os clubes de futebol não podem fazê-lo em razão dos direitos de transmissão, vendidos a emissoras de TV.

- É um mercado que está crescendo. Há muita transmissão de automobilismo pela Internet. Na Europa, provas de ciclismo são transmitidas ao vivo - comenta o diretor comercial da Hotmedia, Carlos Alberto Nunes.

( vanessa.nunes@zerohora.com.br )

Saiba mais
TV Inter: www.internacional.com.br
- Programas gravados (mesmo material que vai ao ar anteriormente no noticiário semanal do clube com duração de uma hora na TV Ulbra). Os vídeos feitos no Japão, em dezembro, já foram retirados do site.
- O clube pretende fazer pré-jornadas ao vivo dos jogos no Beira-Rio dentro de dois meses.
Grêmio TV: www.gremio.net
- Programas ao vivo de pré-jornada quando o time joga no Olímpico, com início uma hora e meia antes das partidas.
- A partir de 1º de julho, programas diários de meia hora de duração, às 15h.
Como funciona
- Na transmissão ao vivo, as imagens captadas pelas câmeras são enviadas para uma central de vídeo e, de lá, para um equipamento chamado encoder, que as converte em um formato para permitir a transmissão na web via streaming (tecnologia em que o conteúdo é exibido na tela à medida que é carregado).
- O material é então enviado aos servidores da empresa Hotmedia, que coloca as imagens na Internet.
- O internauta precisa acessar o site do clube para conferir a programação ao vivo. Também é possível ver vídeos antigos sob demanda, em uma espécie de videoteca. Não é preciso baixá-los no computador. A transmissão também ocorre via streaming.
- O usuário precisa ter conexão de banda larga (pelo menos 300 Kbps). Quem não utiliza o navegador Internet Explorer possivelmente terá de baixar alguns plug-ins (extensões) para assistir às imagens, que estão no formato WMV (sigla de Windows Media Video).

Fonte: Jornal do Comércio
     
Mais Clipagens
Dia 30/10
CORREIO DO POVO - Porto Alegre combate o descarte incorreto do lixo eletrônico
Dia 10/08
Porto Alegre preenche todas as vagas para bolsistas de inovação
Dia 03/08
Centro de Pesquisa criará tecnologia para programa de banda larga
Dia 20/07
UNIPOA é sancionado
Dia 19/07
José Fortunati assina o decreto UNIPOA que concede bolsas de estudo de nível superior a estudantes carentes
Prefeitura oferece bolsas a universitários
Dia 12/07
Porto Alegre quer atrair centro de pesquisa da GE
Dia 10/05
Bom dia Engenharia: Redução do ISS na Construção Civil e a vinda da CEBIT pela 1ª vez para a América Latina
Dia 06/05
Apoio ao 11º Fórum Internacional Software Livre - fisl11
Dia 13/04
RS: sai edital de apoio a parques tecnológicos
17 de Abril de 2014
Busca
Acesse nosso facebook
Siga nosso twitter
Inovação e Tecnologia a Serviço das Pessoas
BITS Global Conferences
Lista dos projetos aprovados
O empreendedorismo ampliando oportunidades profissionais.
Saiba como funciona
Conheça o projeto que incentiva a criação de um parque empresarial tecnológico em Porto Alegre.
Veja as realizações do Vereador
Saiba como solicitar a não incidência de IPTU em sua propriedade rural.
Novo regime tributário pode diminuir a burocracia e a carga tributária.
Vídeos
Newsletter
Preencha com seus dados:
cadastrar
descadastrar
  Principal | Perfil | Realizações | Mobilize o Vereador | Notícias | Empreendedor | Publicações | Dúvidas | Fotos | Contato
Prof. Newton Braga Rosa
Porto Alegre / RS - Fone: 51 3289.7300